fbpx

O que o Angiologista trata?

O Angiologista é um profissional da saúde responsável pelo tratamento de doenças que acometem os vasos sanguíneos, como artérias, veias e vasos linfáticos. Ele atua em conjunto com a especialidade de cirurgia vascular, que trata cirurgicamente as doenças vasculares.

Principais doenças tratadas por essa especialidade:
1. Aterosclerose
2. Vasculite
3. Aneurisma arterial
4. Trombose venosa profunda
5. Insuficiência vascular cerebral
6. Varizes

O Angiologista tem um papel fundamental no diagnóstico e tratamento de:
Doença venosa;
Pé diabético;
Síndrome de Raynaud;
Fístulas arteriovenosas;
Linfagite;
Embolia pulmonar.

Qual a diferença entre Angiologista e o Cirurgião Vascular?

As duas especialidades estudam e tratam as doenças do sistema circulatório, porém, o que as diferencia é o modo de tratamento: enquanto o angiologista trata a doença com medicamentos e mudança no estilo de vida, ou seja, sem cirurgia, o médico vascular, além de tratar muitas vezes o paciente de forma clínica, é apto a realizar intervenções cirúrgicas quando indicado.

Sendo assim os angiologistas são indicados para tratar doenças clínicas como vasculite, linfedema e arteriopatias funcionais, enquanto o vascular é mais indicado para doenças que possam vir a precisar de intervenção cirúrgica como varizes, aneurismas e obstrução arterial periférica.

Entretanto, é muito difícil separar uma especialidade da outra pois quando o paciente procura o especialista ainda não sabe se precisará de uma cirurgia.

O fato é que até 2006, angiologia e cirurgia vascular eram tidas como uma especialidade única, não tendo assim essa separação, porém, com avanço da medicina e a necessidade de uma maior especialização, ambas passaram a atuar separadamente.

Calendário